quinta-feira, 27 de novembro de 2014

NOSSA SENHORA DA BOA FÉ

Nossa Senhora da Boa Fé


Devoção iniciada na era medieval e nascida na França e na Bélgica, tem como principal objetivo lembrar da fé ininterrupta de Nossa Senhora Mãe de Deus. A devoção se espalhou pela Europa chegando a Portugal em 1603 onde em Évora foi construída uma igreja  em estilo Manuelino com apenas uma nave e paredes forradas de azulejos do século XVIII. Por possuir afrescos regionais e ter características únicas, esta igreja foi considerada Imóvel de Interesse Público pelo ministério da cultura de Portugal.
A Senhora é de madeira estofada tem um menino Jesus no braço direito que é feito da mesma madeira. O menino Jesus tem na mão esquerda uma romã e na direita um pedacinho da fruta que leva à boca. Esta milagrosa Senhora era em tempos chamada de Nossa Senhora das Nascenças e como sempre fez muitos milagres; todos tinham uma fé enorme nela e passaram a chamar-lhe Senhora da Boa-Fé.  
Muitas pessoas na época iam até Évora para pedir milagres. Segundo uma lenda antiga, em uma ocasião, houve uma grande peste e todos vieram em peso, rezar uma missa e pedir à Senhora, pela saúde dos doentes. Então no meio da missa apareceu um anjo com uma espada ensanguentada nas mãos, limpando-a e metendo-a na bainha disse: “Vós sois bons, sois crentes, por isso Nossa Senhora os curou. Vão em paz e o Senhor vos acompanhe”.  Nesse instante todos sentiram que era verdade, estavam bons e todos a uma só voz, gritavam: “Vós Senhora, sois a Senhora da Boa-Fé, pois só a fé nos curou”. E foi assim que lhe foi mudado o nome.
 No largo, ao pé da igreja, existe ainda um zambujeiro onde sempre penduravam as oferendas que iam oferecer em louvor de Nossa Senhora da Boa-Fé, Essas ofertas eram de todo o tipo: ouro, incenso, roupas, animais, havia de tudo ali.
 Em outra lenda antiga, uma viúva de idade, tinha uma filha, a qual morreu ao dar à luz uma linda menina, que ficou a ser criada com a avó, que sem posses, a ia criando com as esmolas de leite que lhe davam; mas uma noite, já não tendo leite aconchegou a netinha ao peito e disse: “Meu Jesus, minha Nossa Senhora da Boa-Fé, ajude-me, para que eu possa criar a minha netinha”. Nessa altura sentiu os seios cheios de leite e foi então que criou a menina com o seu próprio peito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário